sexta-feira, 29 de novembro de 2013

YVES SAINT LAURENT, O FILME


Falar de Yves Saint Laurent é até chato. Chique, contraventor, sofisticado, amazing, maravilhoso, não há adjetivos no dicionário para defini-lo. Por isso, hoje é dia de evidenciar o mestre do prêt-à-porter por aqui com o trailer do filme sobre essa figura tão emblemática para a moda do século 20.

Com direção de Jalil Lespert, o ator Pierre Niney parece ter recebido a alma de Saint Laurent no filme intitulado apenas “Yves Saint Laurent”, que conta a história do estilista antes de ser quem foi até os tempos de glória com seu parceiro Pierre Bergé. Estreia na França em janeiro. Esperamos que tenha exibição por aqui também. 

Confira o trailer no link abaixo:



quinta-feira, 21 de novembro de 2013

ANN DEMEULEMEESTER DEIXA A MODA

Anos de grandes mudanças na moda e a última, divulgada ontem, numa carta escrita à mão é a saída da designer Ann Demeulemeester de sua marca homônima, causando furor no mercado.

Integrante do grupo Antwerp Six, assim como Walter Van Bereindonck, Dries Van Noten, Dirk Van Saene, Marina Yee e Dirk Bikkembergs,  grupo dos estilistas belgas de nomes impronunciáveis que colocaram o pais no roteiro da moda mundial, Ann teria deixado sua marca por qual razão? Faliu? Vendeu para um grande grupo? Cansou da moda? Inúmeras questões pairam no ar depois da notícia.



Segundo a carta, a estilista diz "Como uma menina jovem, eu sonhava em ter uma voz na moda”, escreveu ela. "Eu trabalhei duro para realizar este sonho e agora eu sinto que eu realizei esta missão. Eu sempre segui o meu próprio caminho. Um novo tempo está chegando tanto para minha vida pessoal quanto para a marca Ann Demeulemeester.  Eu sinto que é hora de separar nossos caminhos . "

Marca criada em 1985, tem entre seus códigos um ar soturno, dark e gótico até, embora Ann nunca tenha afirmado isso. Controlada por Anne Chapelle desde 2005, quando adquiriu parte da empresa sem divulgar, desde 1994 responde como diretor de negócios da empresa. Recentemente abocanhou parte da Haider Ackermann e disse não ter planos para mudar nada na marca de Ann Demeulemeester. “Há uma equipe treinada por Ann Demeulemeester há anos na casa, nada vai mudar”, diz. Quanto aos lucros da empresa, que se estima ter receita em volta de 50 milhões de dólares, “a empresa está muito bem, obrigado”, encerra ela.



Clássicos de Ann Demeulemeester: Preto, couro, assimetrias, transparências, branco, pedaços, tiras, botas



Aguardamos cenas dos próximos capítulos e que a vibe da marca não se perca, sempre nos dando aquela rebeldia elegante, couros, muito preto e branco e atitude punk, de fato, que fez a fama da estilista belga. 

domingo, 10 de novembro de 2013

FASHION RIO: A MODA É PARA ELES!

Os dois últimos dias de Fashion Rio evidenciaram a mulher feminina, a cara do Rio. Sem arroubos de moda, grifes como Andrea Marques, Filhas de Gaia, Espaço Fashion e Coven fizeram mais do mesmo, com tudo o que a cliente de cada marca espera agora. Então, esvoaça aqui, moletom lá, calças amplas, tecidos levinhos, comprimentos mídi e  está muito bem, obrigado.




Alexandre Herchcovitch em sua marca de jeanswear também não emociona e entrega o que ele sabe fazer. Ok e ponto. TNG opta por um rock quase de ontem. E Auslander faz um inverno futurista quase passado do ponto.

As surpresas ficam para R.Groove no último dia e Ellus Second Floor no penúltimo dia.  Ambas entregando moda, o que faltou um pouco para todas as outras marcas do line-up, salvo raras exceções. Mercado em crise, tudo entendível. Mas o que seria da moda, senão sonhar?



O fato de essas duas marcas terem se destacado, coloca outro assunto em pauta que nunca antes havia sido tão pensado e discutido: a moda masculina. É nela que está, de fato, o novo. Porque homens nunca ligaram tanto para moda e estética como agora. Por isso é para eles que a temporada de inverno 2014 foi feita. Esperamos que nas ruas do Brasil exista mais desse homem proposto nas passarelas: contemporâneo e global. 

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

FASHION RIO: 2º DIA

Com um séquito de estrelas, Bruna Marquezine, Isabelle Drummond, Kayky Brito, Marlon Teixeira e Evandro Soldati, a Coca Cola Clothing nos presenteou com mais um desfile excelente no quesito jeanswear. Início branco, delicioso e forte como proposta para um inverno, o desfile cresce e aparece quando começa a mixar com pretos, chegando ao patchwork de jeans, que é o que o mundo quer agora. Depois passa pelas primárias azul, amarelo e o final verde musgo merece destaque também. A estampa P/B, puro sucesso!








A Sacada, o próprio nome diz: Que sacada é cada estação da marca! Com o perdão do trocadilho, a coleção inspirada na Índia merece aplausos, porque é de um primor na construção de jacquards, de modelagens, de looks e de conceito que deixa todo mundo com água na boca só de esperar as roupas chegarem às lojas.

A outra marca da noite, a Oh!Boy continua com sua pegada meninota do mundo. Sempre mixando tudo que é a moda agora compondo a coleção, as calças desta temporada se destacam.


Por fim, Iódice, que focou no jeanswear e acertou com brutos, cheios de recortes e brancos certeiros para os dias menos frios. Desfile coeso e com a exclusividade de Aline Weber  já vale a vista.


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

FASHION RIO: 1º DIA


O Fashion Rio começou muito bem nesta quarta-feira, 6, no Pier Mauá. O melhor desfile do dia, sem dúvidas, foi o de Patrícia Vieira que, mais uma vez, faz e acontece com o sua matéria-prima preferida, o couro.

Amo, amo, amo, o chamois em tons de ferrugem, numa alusão country chiquérrima. Palmas para o look de casaco com desenho de totem nas costas, os vestidos franjados e a perfeição das jaquetinhas. Além de tudo isso, ver Daniela Braga, queridinha de Riccardo Tisci, abrindo o desfile, é delicioso, não é mesmo?






Alessa vem em segundo lugar. De licença-maternidade, a estilista deixou sua equipe tocar o desfile que nada tinha da Alessa de antigamente. Nada esvoaça. Nada sonha. Nada faz festa. Mas tudo é simplesmente amazing. Estampas P/B, modelagens de vanguarda e atitude adulta. 




Victor Dzenk encerrou o dia com um desfile feito para as suas mulheres, de fato. Riqueza e pinta na medida. 


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O MELHOR DO SPFW INVERNO 2014

Hoje começa o Fashion Rio e aqui eu faço um balanção do SPFW. Então, o que fica?


Os dois únicos desfiles inteiramente masculinos deram baile em algumas marcas. Parabéns, Alexandre Herchcovitch e João Pimenta.

Os tricôs da Animale são puro desejo.

Os sapatos de Vitorino Campos (aliás, um dos melhores desfiles da temporada),  de Herchovitch para o feminino e o masculino e as botas West Coast de João Pimenta são the best.

Todo o desfile da Tufi Duek.

Gisele!, Gisele! Gisele! na Colcci. Quem é Erin Heathrow?

Triton arrasa mais uma vez. Karen Fuke domina a cultura de moda jovem. Cavalera também.

Reinaldo Lourenço mostra como é bom fazer moda. Maravilhoso o desfile. Pedro em segundo lugar e Gloria Coelho em terceiro.

Como não amar o Brasil da Osklen? A bolsa-bola é o tem-que-ter em ano de Copa.

A delícia que foi a brejeirice da Amapô. Só elas podem fazer. O melhor jeans da temporada.




A estampa e a Rita Lee da Forum.

A estreia de Patrícia Motta.

Fernanda Yamamoto surpreende e mostra moda Hemisfério Norte.

O que fazer com um moletom? Só Juliana Jabour sabe!

Todo o desfile de Vitorino Campos e Alexandre Herchcovitch masculino.


E, por fim, a aula de moda que a Melissa deu em seu primeiro desfile na SPFW. Palmas,  Erika Palomino, Daniel Ueda, Pedro Salles e toda equipe da marca. 

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

SPFW: 4º DIA - GISELE É GISELE E PONTO FINAL

Gisele Bündchen. Esse é o único assunto do quarto dia de desfiles da SPFW inverno 2014.

A Colcci trouxe mais uma vez a única modelo que alcançou o status que Gisele alcançou, possivelmente.  Estrondo puro, o desfile virou o show da temporada.

Tudo em Gisele é espetacular. O novo cabelo mais escuro, de mulher adulta e segura; o andar que ninguém mais tem; o carisma inimaginável para ícones como ela; o corpo, após dois filhos, mais absurdo ainda; inúmeros pontos a favor.  





A roupa?  Há tempos que a marca vem muito bem, obrigado. Com um desfile baseado em clássicos masculinos, o desfile é quase todo preto, cinza e vermelho. O jeans bruto, como pede a nova estação e todos os hits da temporada: xadrez, pied-de-coq, moletom, macacão, bombers, entre outros. Ah, mas e a Gisele? Gisele é Gisele e ponto final!