quinta-feira, 31 de outubro de 2013

SPFW: 3º DIA

Teve de tudo no terceiro dia de desfiles da SPFW Inverno 2014. De desfile surpresa na Avenida Paulista (Fause Haten) ao excelente e talvez o melhor masculino brasileiro (João Pimenta) e marcas de jeanswear que hoje apresentam muito mais que apenas denim (Triton, Forum e Cavalera).

João Pimenta cada vez mais surpreende. Cadê as lojas desse menino? Precisa proliferar urgente. Eu amo ver a moda masculina e opinar, porque é onde ainda se faz algo novo.  O estilista fez calças e camisas precisas. Alfaiataria de primeiríssima linha. Uma das melhores cartelas de cores e casting de modelos da temporada.  Sapato excelente e detalhes que fazem a diferença para o homem hoje. Desfile contemporâneo sem deixar a masculinidade de longe.






Sob o comando de Marta Ciribelli a Forum segue a trilha da mulher da marca, que nesta temporada tem a MARA Candice Swanepoel como rosto da estação. Isso já denota que a mulher é urbana, sexy, power e anda trotando. Início em preto glam, casacos esplendorosos, tons suaves mostrando que o inverno é brasileiro e estamparia que continua deliciosamente cool  -dessa vez os galpões da Mooca desenhados por Carla Caffé-, fundamentam a coleção com trilha sonora absurda de Rita Lee.





Karen Fuke na Triton continua com as rédeas nas mãos de sua Triton e traz um inverno jovem sim, mas nada bobo, com formas box, preciosidade nas matérias-primas, estruturas de moletom (item obrigatório da próxima estação), estampa P/B com atitude punk e um tom de burgundy com rosè em algumas peças que é desejo imediato. Detalhe, o masculino abriu a apresentação, todo certo e a cara do menino Triton. Entretanto, o mais legal foi a volta da backpack (uma espécie de pochete estilizada), ícone da marca nos anos 90.





A volta da Backpack


Outro marca de jeanswear, mas que apresenta modelos muito além do denim, a Ellus apresentou uma coleção bem forte, sendo mais feliz no couro ferrugem, no jeans bruto com referência à cultura asiática e na parte militar com máxi bolsos. Talvez uma edição mais direta deixasse o desfile mais belo do que foi.  






Cavalera encerrou o dia com uma coleção menos jovem, mas com tudo que é necessário para o inverno: xadrez, moletom, couro, tricô e uma cotê Oriente Médio que deu charme especial aos looks. 





PS FASHION: 
MAIS MOMENTO TIETE, AQUI COM MARTA CIRIBELLI NO BACKSTAGE DA FORUM



Amanhã tem mais! See you! 

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

SPFW: 2º DIA

O segundo dia de SPFW Inverno 2014 privilegiou estilistas à frente de suas marcas e não marcas com estilistas.

Herchcovitch tem pleno domínio de sua marca e mostrou uma coleção quase romantizada na versão dele. Sempre com um quê subversivo, sempre com peso e atitude. A mulher nasce fofa e termina dark, com looks de couro e renda, quem não quer? Pela primeira vez aparece vermelho com laranja, que se repetiria no também ótimo desfile de Fernanda Yamamoto.




Com um dos dois melhores sapatos até agora – o outro é de Alexandre Herchcovicth, Vitorino Campos segue com sua moda sofisticada, bem cortada e amarrada com o que é bacana no mundo.  Tudo é bom e coerente! Com muito pied-de-coq em versão máxi, em cinza e branco ou vermelho e preto, o inverno do estilista dá vontade de usar já.

Ainda mais conceitual Fernanda Yamamoto se inspira na feminilidade dos anos 40 e nos entrega uma coleção também muito forte de imagem. Destaque para o segundo look que podia estar em qualquer grande desfile de Paris.


Vitorino Campos 


Vitorino Campos


Acquastudio


Como única marca sem ter o estilista à frente, Acquastudio apresenta uma sequência de pretos deliciosos e inspiração 50’s.

Surpresa da noite, Juliana Jabour apresenta um moletom para lá de desejável e sofisticado. A primeira sequência de mesclas com recortes debruados é delícia pura. A melhor expressão do tecido que está no auge no mundo. Parabéns.


Juliana Jabour


Fernanda Yamamoto

     

 Os ótimos sapatos de Vitorino Campos e Alexandre Herchcovitch




terça-feira, 29 de outubro de 2013

SPFW: 1º DIA

O primeiro dia de desfiles do São Paulo Fashion Week edição Inverno 2014 começou com força total com as mulheres da Animale, sempre glamazons, exibiam belíssimos tricôs ‘mal feitos’, desfeitos, com cara hand made e Karlie Klloss comandando o séquito de tops: Aline Weber, Ana Beatriz Barros, Bruna Tenório. A surpresa deliciosa foi a entrada da eterna Gucci Girl Carol Ribeiro, com sua beleza peculiar e cada vez mais interessante.


  
Com um desfile cheio de vida e com roupas descomplicadas, a UMA de Raquel Davidowicz apresentou sua coleção em dançarinos da São Paulo Companhia de Dança. Interessante para o Brasil, déjà vu para o mundo. O que me chamou mais atenção foi o clássico Mad Rats, o primeiro modelo desenvolvido inteiramente aqui para andar de skate, usado na composição dos looks. Originalíssimo. Não deve fazer parte da coleção.




O terceiro desfile nos deu moda de primeira. Eduardo Pombal, o nome por trás da Tufi Duek, arrasou mostrando uma África nada literal. Alfaiataria impecável, as melhores calças até agora, lãs com diversas construções, P&B pra lá de sofisticado num couro geométrico, que também vem todo preto, como pede a estação.







O futebol visto por Oskar Metsavaht. Foi esse o tema do desfile da Osklen, última marca a desfilar no primeiro dia -SPFW vai até sexta-feira, (01.10) no Parque Villa-Lobos.  Bárbaro, pode-se dizer. Shapes geométricos, tecidos empertigados, cartela de cores literal e a melhor expressão, mesmo que apenas uma parcela dela, do que é Brasil. 






PS FASHION:
DIA DE TIETE COM EDUARDO POMBAL NO BACKSTAGE DA TUFI DUEK



segunda-feira, 21 de outubro de 2013

OBSESSÃO INFINITA: BOLINHAS DE YAYOI KUSAMA NO BRASIL

Que delícia que o Brasil recebeu várias expos de arte contemporânea, atingindo em cheio os fashionistas, não é?

Dessa vez, quem já está aqui e que vai ficar até 2014 são as bolinhas de Yayoi Kusama, passando por Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Entretanto, é heresia falar assim dessa eloquente artista.

Yayoi ficou mais conhecida do grande público depois da parceria que fez com Marc Jacobs na Louis Vuitton, mas, além de pintar bolinhas, a artista já escreveu novelas, fez body painting, esculturas, desfiles de moda, esculturas e usou inúmeros suportes para mostrar sua arte.

       
      



Desde os anos 50 suas obras estão no topo, embora essa seja a primeira retrospectiva da artista, que vive num sanatório e sai todo dia para criar suas pinturas e obras, e toda noite volta para dormir.

Contemporânea de Andy Warhol, Kusama sempre sofreu com suas alucinações, o que sempre influenciou sua obsessão por bolas, bolinhas e pontos.


"Obsessão Infinita" é programa obrigatório para quem curte o universo da arte contemporânea. 




Fotos da coleção da Louis Vuitton com colaboração de Yayoi Kusama





Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro - 12/10/2013 a 26/01/2014
Centro Cultutal Banco do Brasil, Brasília - 17/02/2014 a 27/04/2014 
Instituto Tomie Ohtake, São Paulo  -21/05/2014 a 27/07/2014

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ARTE BOA É SEMPRE BOM

Vamos falar um pouco de outro tipo de arte?!  Foram divulgados ontem os novos cartazes do já aclamado e ainda não lançado novo filme de Lars Von Trier, “Nymphomaniac”.  Com direção de arte absurda, gente do naipe de Charlotte Gainsbourg, Willem Dafoe, Shia Labeouf, Udo Kier, Uma Thurman, Mia Goth e mais um monte de nomes super super, simulando orgasmo,  já entrou para a história do cinema.

Em tempo, o filme estreia na Dinamarca no dia de Natal, mas ainda não tem data por aqui.










Outro assunto que movimenta outubro, esse aqui no Brasil, é a vinda da expo “The Little Black Jacket”. Essa mesmo. A mostra criada por Karl Lagerfeld e Carine Roitfeld evidenciando o ícone da Chanel. A mostra chega em 31 de outubro e fica aberta gratuitamente até 1º de dezembro na Oca – Parque do Ibirapuera.  Reza a lenda que Karl Lagerfeld em si vem ao país. Estamos torcendo! Dois momentos imperdíveis que tinha que dividir aqui com vocês.